A 22 de junho, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) encerrou o projeto “Cesário Trocado por Miúdos”, que tinha vindo a desenvolver ao longo deste ano letivo, com os alunos do 11º ano do Curso Técnico Turismo.

O projeto consistiu na realização de diferentes atividades, implementadas em escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, do concelho de Santarém, nomeadamente Jardim de Infância do Milagre, Jardim de Infância “Os Amiguinhos”, Colégio “Valle dos Príncipes”, Escola Básica Mergulhão– Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e, Escola Básica Póvoa de Santarém – Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira.

A atividade decorreu em diferentes fases. Os alunos da EPVT, divididos em grupos, escolheram a instituição parceira e o nível de ensino a trabalhar. Após contactos e reuniões com as instituições parceiras para apresentar o projeto, foram efetuados trabalhos de pesquisa em sala de aula, relativos à biografia e obra do poeta português Cesário Verde, foram preparados materiais de divulgação da biografia,foi analisado o poema “Num Bairro Moderno”, do mesmo autor, na disciplina de Português e ainda, foram preparadosjogos tradicionais a desenvolver com os alunos das escolas parceiras.

Numa fase posterior, alunos e professores da EPVT preparam a concretização das atividades a desenvolver nessas instituições. Cada grupo deslocou-se à escola parceira para apresentar a biografia, ler excertos do poema mencionado, com expressão plástica por parte das crianças e reconstituição desses excertos do poema, através de desenhos e, jogos tradicionais. O projeto culminou ontem, no espaço escolar da EPVT, com a exposição de trabalhos realizados pelos alunos dessas escolas, que foram convidados a vir à EPVT e, assistiram a uma dramatização a partir da biografia de Cesário Verde, realizaram uma visita guiada e, participaram em alguns jogos nos claustros da escola, dinamizados pelos nossos alunos.

Este projeto visou, sobretudo,contribuir para o enriquecimento cultural e literário dos alunos, fazê-los reconhecer a componente ética subjacente e assumir compromisso e responsabilidade na preparação e elaboração de atividades e jogos. A atividade teve como objetivo principal desenvolver competências de organização, autonomia, iniciativa, criatividade, pontualidade, trabalho em equipa e espírito crítico.