A 20 de junho, a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) iniciou um concurso denominado “Caixa Mistério”, no qual participaram alunos do 11º ano do Curso Técnico de Restauração, variante Cozinha/Pastelaria e variante Restaurante/Bar.

O concurso consiste na confeção de pratos e cocktails, com ingredientes misteriosos. Os participantes tiveram um tempo limite de 180 minutos para cozinhar e preparar as bebidas, com um mínimo de três ingredientes escolhidos da caixa mistério.

A atividade decorre em duas eliminatórias: nos dias 20 e 21 de junho, estão a prova as equipas da turma A e nos dias 22 e 23 de junho, as equipas da turma B. Todas as equipas são constituídas por um aluno de Cozinha/Pastelaria e outro de Restaurante/Bar. Destas eliminatórias sairão cinco equipas, que irão disputar a final, na próxima terça feira, 27 de junho. O prémio para os vencedores é um almoço no restaurante pedagógico da EPVT.

Este concurso visa promover o desenvolvimento de competências socioafetivas e técnicas dos alunos, numa atividade onde podem aplicar conhecimentos e aptidões técnicas específicas do seu curso, bem como desenvolver a sua criatividade e a autonomia.

O conceito do concurso baseou-se no Masterchef, concurso internacional que tem uma prova com a mesma caixa misteriosa e, é um concurso com bastante influência na comunidade escolar da área da restauração.