A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) dinamizou de um projeto integrador intitulado “Santarém ao Pormenor”, que decorreu entre 18 de junho e 09 de julho e consistiu na realização de uma exposição interativa/visita guiada a Santarém, capital do Gótico, através da fotografia.

Com a participação das disciplinas de História e Cultura das Artes, Área de Integração, Técnicas de Multimédia e Design, Comunicação e Audiovisuais, o projeto visou a exploração do património cultural e social da cidade, utilizando competências específicas do 10.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia.

Numa primeira fase do projeto, foram selecionados alguns monumentos por se enquadrarem no estilo artístico Gótico, sendo estes a Igreja de Santa Maria da Graça, o Convento de S. Francisco, a Igreja de Santa Clara e a Igreja de S. João de Alporão.  Posteriormente, os alunos procederem à construção de plataformas WIX, de modo a evidenciar os trabalhos realizados. Assim, ficaram disponíveis nas plataformas não só as fotografias captadas e trabalhadas, mas também as informações históricas sobre os monumentos, informação cultural sobre a cidade e quizes bilingues (realizados na disciplina de Sistema de Informação e Inglês), que permitem a interação do visitante.

Os principais objetivos deste “Santarém ao Pormenor” foram consolidar e mobilizar os saberes adquiridos e contribuir para o enriquecimento cultural e técnico dos alunos.

Álbum de fotos aqui.