As turmas de 10.º ano dos cursos profissionais Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar da Escola Profissional do Vale do Tejo realizaram, a 05 de janeiro de 2018, uma visita de estudo a Lisboa.

Durante a manhã, os alunos visitaram o Mercado da Ribeira e tiveram a oportunidade de observar os vários tipos de carnes, peixes, mariscos e legumes lá existentes, assim como observar também a sua frescura. Além disso, tiveram ocasião de comunicar com os comerciantes, fazendo questões e esclarecendo as suas dúvidas.

Já no período da tarde, as duas turmas assistiram à representação teatral “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente, produzida pela Companhia de Teatro O Sonho, no Auditório O Sonho.

Os principais objetivos das atividades consistiram em, por um lado, incentivar à leitura da referida peça vicentina, desenvolver o gosto pela dramaturgia portuguesa, alargar os horizontes culturais dos alunos e contactar com autores do Património Cultural Português; e, por outro lado,  observar e identificar os vários tipos de carnes, peixes e mariscos, a sua frescura, bem como reconhecer os vários tipos de legumes e frutas utilizáveis em acompanhamentos e guarnições; observar a montagem e realização de serviço de mesa casual, respeitando as regras de serviço e mantendo a elegância do mesmo.

Esta visita de estudo decorreu no âmbito das disciplinas de Português, Serviço de Cozinha-Pastelaria e Serviço de Restaurante-Bar.